6 de janeiro de 2017

Resenha: O Teste (Joelle Charbonneau)


Título: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Editora Gente, selo Única
Páginas: 318
Ano: 2013

     O Teste é o primeiro livro dessa trilogia de distopia de mesmo nome.
      Cia Vale está se formando e, como qualquer estudante, sonha em ser escolhida para o Teste que lhe dará chance de entrar em uma faculdade. Ela acredita que entrando na faculdade terá a chance de ser uma líder e ajudar na revitalização do seu país, depois dos Sete Estágios da Guerra que devastaram o mundo. 
      Quatro dos estágios foram feitos por meio de guerras humanas, os últimos Três Estágios foram a reação da natureza à destruição. O mundo estava em ruínas e a humanidade ameaçada, a cerca de um século.
      Porém, Cia acaba descobrindo por experiência própria, que o Teste, que promete selecionar os melhores jovens para se tornarem líderes do país e ajudar na reconstrução do planeta pós-guerra, pode ser muito mais perigoso e mortal do que as pessoas acreditam.
      Pouco antes de Cia ser retirada de sua colônia e de sua família, seu pai, que participou do Teste, se mostra preocupado pelo futuro da filha. Ela se vê lançada em uma cidade que não conhece para enfrentar seu futuro incerto e, provavelmente, perigoso, sem saber em quem pode confiar. Será que o governo que ela sempre acreditou que a protegesse, realmente é confiável?



      Eu amei muito esse livro! Já li o segundo e estou lendo o terceiro e último.
      Durante todo o livro eu me vi envolvida com a história e foi tensão do início ao fim. A cada página algo acontece e não dá para abandonar a leitura antes que ela chegue no final. O tempo todo Cia precisa tomar decisões difíceis que vão definir se ela continua viva, e que podem ir contra os valores que foi ensinada.
     Gostei muito das mensagens que tem não apenas nesse livro, como em toda a trilogia. Cia cresce muito ao decorrer dos livros e mostra diversas vezes como um líder deve ser não apenas muito inteligente, precisa ser justo, precisa confiar e saber seus limites. Ela se esforça ao máximo para seguir seus sonhos e fazer aquilo que é justo e necessário. O tempo todo ela pensa nas consequências que suas ações vão trazer para sua família e para as pessoas ao seu redor, procurando fazer o certo. Me apaixonei por essa personagem principal por causa dessas características tão fortes.


     Comprei esse box durante a Black Friday por, acreditem, 25 reais! E quando consultei o preço do box hoje na Submarino, estava por 83 reais (!!!). Os livros são em edição econômica, mas isso não foi problema já que são edições muito boas. As folhas são amareladas e, ao contrário de outras edições econômicas que eu tive, a tintura do texto é bem forte e clara.
     O único problemas são alguns erros de digitação e diagramação que podem atrapalhar um pouco. Algumas falas acabam sem ser sinalizadas e logo já começa a descrição de uma ação do personagem. Então, algumas vezes precisei ler um trecho de novo para saber se determinada frase fazia parte da fala do personagem ou não, por exemplo. Nada que comprometa muito a leitura, mas seria ótimo uma revisão do livro pela editora hehe.

Espero que vocês tenham gostado pessoal! E que coloquem O Teste na sua listinha de leituras, porque vale a pela! Alguém já leu? O que achou? Me contem e sugiram livros! Beijão :*

Facebook • Twitter • Instagram • Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário