20 de janeiro de 2017

Resenha: Leviatã - Paul Auster

Livro: Leviatã
Autor: Paul Auster
Páginas: 240
Ano: 1992

     Peter Aaron, após saber da morte de seu grande amigo Benjamin Sachs, resolve escrever um livro para contar e preservar a verdade sobre quem foi Sachs e as reviravoltas de sua vida.
     Conta desde o dia em que se conheceram e iniciaram sua amizade, há quinze anos atrás, até os últimos momentos de Sachs. Durante esse anos muitas coisa aconteceram, ligando suas vidas ou afastando-os, fazendo-os se envolver com as mais diferentes pessoas.
     No meio disso tudo ainda há o fenômeno do acaso, que prega peças o tempo todo nos personagens e mostra como tudo nesse mundo está interligado.
     Isso é tudo que posso contar sobre a história em si, porque não quero dar spoilers, nem muitos detalhes. Assim, vocês vão descobrindo os fatos e se surpreendendo junto com o decorrer da história. Mas, com certeza posso falar dos personagens incríveis.
     Para contar sobre a vida de Sachs, Peter precisa narrar vários fatos da sua própria vida e da vida de outros personagens que foram ligados a Ben e tiveram envolvimento direto com os acontecimentos. Todos esses personagens são incrivelmente únicos e profundos, então ler sobre eles é muito legal e queremos cada vez saber mais (além do próprio Sachs, amei muito a Maria e fiquei com vontade de ser amiga dela hehe).  A escrita do Paul Auster também é muito boa, envolvente e, em alguns trechos, bem poética.
     A história é narrada com base em acontecimentos que o próprio Peter presenciou e também em acontecimentos que ficou sabendo por outros personagens. Ás vezes, Peter ouvia a mesma história contada por mais de um personagem, o que causava alterações nos fatos -algumas insignificantes, mas outras, com certeza não. Isso é muito legal porque vemos mais de uma versão de um mesmo acontecimento e fica a critério do leitor em quem acreditar e fazer sua própria interpretação da verdade.

Outro clássico que quero muito ler é 1984! Alguém aí já leu? Tá na milha lista!

     Eu amei esse livro demais, sério! É difícil de explicar muito sobre ele em uma resenha, mas recomendo muito a leitura. Depois que eu terminei de ler, comecei a sentir falta dos personagens imediatamente. Porque, de verdade, eles são maravilhosos!
     A minha edição é bem velinha, a minha mãe comprou em um sebo na época que ela estava na faculdade. Então, provavelmente vocês encontrem pra vender com capas diferentes, ou publicados por outras editoras.
     Paul Auster tem vários outros livros e eu estou muito ansiosa pra ler! Alguém já leu algum? O que achou? Alguém já leu Leviatã? Comentem aqui! Beijão :*

Facebook • Twitter • Instagram • Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário