9 de dezembro de 2015

Vamos tratar o feminismo como algo comum?


Antes de comentar sobre isso peço que aqueles que não conhecem o feminismo, ou que não se considerem feministas, leiam até o final para entender o real significado e não  tirar conclusões precipitadas, ok? Obrigada. Então vamos lá.

Feminista é aquele que acredita e luta pela igualdade social, econômica e política entre os sexos. Em outras palavras, que defende que os homens e as mulher devem ter os mesmo direitos.
Ao contrário do que muitos pensam, o feminismo não é o oposto do machismo, não defende um mundo comandado por mulheres, não acredita que as mulheres são melhores que os homens, nem qualquer coisa do tipo. O feminismo luta pela igualdade.
Muitas pessoas dizem que não deveria existir nem o feminismo, nem o machismo, que todos deveriam ser iguais, mas esse comentário é totalmente contraditório. Pois, novamente, o feminismo luta pela igualdade.
Apesar das mulheres serem as principais prejudicadas com o Machismo, não são as únicas. Os homens também sofrem com comentários e atitudes machistas, e são reprimidos.
Sabe aqueles comentários tipo: "Isso não é coisa de menino/menina"? Machismo. "Você joga que nem menina". Machismo. "Vai chorar, menininha?". Machismo.
São comentários ouvidos principalmente na infância, que reprimem e chateiam as crianças desde pequenas. Qual o problema de jogar futebol que nem menina? Por que isso é ruim? E daí, seu um menino quiser usar rosa ou brincar de boneca, qual o problema? Por que uma menina não pode brincar com um skate ou um carrinho, ao invés de brincar com panelinha e coisas de cozinha?
São pequenas coisas, colocadas em nossas cabeças, pouco a pouco, desde crianças. Mas esses pequenos comentários, disfarçados de "não machistas", que juntos tornam alguém machista.
Por isso é tão importante não ficar quieto nessas situações.
Brigar também não adianta. O ideal é falar com calma, aos poucos. "Qual o problema dele usar rosa? É uma cor como as outras". É difícil mudar a opinião de alguém, mas não impossível.
"O feminismo não é só bom para as mulheres, para os homens também, para a sociedade, pois se trata de igualdade, não de supremacia" -Pitty
Então, vamos tratar o feminismo como algo comum? Não vamos complicá-lo, vamos simplificar o seu significado à uma única palavra: Igualdade. Vamos tratar o feminismo como uma forma de acabar com esses padrões e preconceitos que não são mais aceitáveis.
Vamos acabar com pensamentos e comentários que afirmam que a mulher é inferior, ou que ela não deve usar essa roupa porque "está pedindo". Vamos acabar com essa ideia que o homem tem que ser um machão, troglodita que não demostra sentimentos e que não pode usar a roupa e a cor que quiser.
Cá entre nós, não faz nenhum sentido esses pensamentos, né?


Então, vamos todos ser feministas?

Facebook • Twitter • Instagram • Tumblr • Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário